MINHA HISTÓRIA
Olá.
Eu sou Aline Campos, Mãe do Miguel e idealizadora da Mediação Parental.
Ensino mediação para criação e educação de filhos e filhas com amor, respeito e diálogo, para você e sua família afastarem o caos do lar, superarem os desafios da parentalidade e alcançarem o equilíbrio!
Vou aproveitar esse espaço para registrar alguns pontos da Minha História, a caminhada que me trouxe até aqui!
Depois que terminar esse leitura, entre em contato, me conte sobre você, sobre os seus desafios parentais e sobre a ajuda que precisa!
Nasci em 12 de dezembro de 1986. Tenho boas lembranças da minha infância!! Minha mãe, apesar de adversidades, nos criou com amor e respeito, sem punições físicas ou agressões psicológicas. Me lembro muito da ludicidade das brincadeiras e da alegria da nossa casa. Da infância, também recordo dos percalços de passar da posição de filha única para irmã mais velha… apesar do ciúme inicial, com o meu irmão construí uma relação de muito carinho e cuidado.
Meus pais se separaram quando eu tinha quase 8 anos. Após esse fato, uma tia-avó paterna auxiliou minha mãe na nossa criação e educação. Com minha tia-avó Vovoinha compartilho o nome e muito da pessoa que me tornei, inclusive na área profissional. Assim como ela, fui e sou muito dedicada aos estudos.
Da graduação em Direito, entre 2004 e 2009, trago a potencialização da minha voz e o conhecimento para lutar contra as injustiças. A faculdade também foi muito especial por proporcionar o encontro com meu companheiro de jornada, o colega de classe que se transformou em amor da vida e papai do Miguel, Jeferson!
Na atuação profissional iniciada no estágio em 2006, na assessoria no Ministério Público após a formatura, e a partir de 2011 servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, tive a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas jurídicas e aprofundar saberes em diversas matérias, nos últimos tempos o foco em Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, Direito da Criança e do Adolescente e Métodos Autocompositivos para pacificação social, nos quais a Mediação está incluída.
No TJMS também exerci funções na área pedagógica. Nos 10 anos de Escola Judicial (2013-2023) obtive experiência no planejamento de cursos, no processo de ensino e aprendizagem e na arte de ministrar aulas, bem como lapidei minha formação humanística e multidisciplinar e meu conhecimento teórico e prático sobre metodologias ativas e protagonismo do(a) aluno(a) que são de grande importância agora no trabalho com mães e pais. Registrar esse período de EJUD-MS me lembra minha vovoinha, que sempre dizia que o Direito era um leque de opções!
Em 2018 iniciei parte importantíssima da Minha História: a maternidade.
Estudo muito desde a gestação. Lembro de pensar logo após a alegria do resultado positivo do teste, como é que eu vou criar uma criança? E por isso fui buscar conhecimento. Decidi ainda na gestação criar e educar meu filho com amor, respeito e diálogo e iniciei nesse período o estudo das temáticas parentalidade e neurodesenvolvimento infantil. Os primeiros livros que li foram “Disciplina Positiva”, da Jane Nelsen e “O cérebro da criança” de Daniel Siegel.
Miguel nasceu em abril de 2019. Desde o início da vida do nosso pequeno, eu e o Jeferson exercemos as funções parentais com base em tudo que estudamos sobre neurodesenvolvimento infantil, Disciplina e Parentalidade Positiva.
Depois de muito aprendizado e vivência nos primeiros quatro anos de vida do Miguel, resolvi me aperfeiçoar no final do ano de 2022 para poder compartilhar meus conhecimentos e vivências com outras pessoas além das mães e dos pais do meu convívio. Realizei cursos de Educadora Parental da Disciplina Positiva e de Profissional da Parentalidade.
Como tudo na vida é um trilhar e uma agregação de saberes, ao participar de um curso de Mediação Judicial em fevereiro de 2023 encontrei o similar jurídico da Disciplina Positiva, a Mediação e idealizei o método Mediação Parental. Em maio de 2023 assumi a importante função de Coordenadora da Mediação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (NUPEMEC/TJMS) e a cada dia aprendo mais e mais sobre mediação e sua importância na difusão da cultura da paz.
É uma longa jornada de teoria e prática, autoconhecimento, conexão e dedicação, para constantemente aplicar a Mediação Parental na criação e educação de filhos e filhas, mas os resultados compensam todos os esforços.
A utilização permanente das ferramentas da Mediação Parental contribuirá para a resolução de conflitos, potencializará a cooperação, oferecerá aprimoramento das habilidades socioemocionais e da gestão das emoções, bem como auxiliará na efetivação de comportamento respeitoso e racional diante das adversidades da vida.
A internalização da essência pautada no amor, no respeito, no diálogo, a constante utilização das ferramentas, a escolha consciente de praticar a Mediação Parental, impactará profundamente a sua vida e de sua família, pois transformará o conflito, o desafio em acordo, em combinado e contribuirá para a harmonia e a paz do seu lar.
Do caos ao equilíbrio!
Vamos juntas e juntos conhecer e praticar a Mediação Parental?
Com afeto,
Aline Campos.
Conteúdo
Redes sociais



Vamos praticar Mediação Parental?
Me acompanhe nas redes socias
e entre em contato.